O Incrível Desaparecimento do Sol e da Lua

“No dia 19 de Maio de 1780, foi um dia notavelmente escuro. Acenderam-se as luzes em muitas casas. Os pássaros deixaram de cantar e desapareceram. As aves retiraram-se para seus poleiros. Todos acreditavam que havia chegado o dia do juízo. A Câmara de Connecticut teve que suspender a sessão de Hartford, impossibilitada de tratar seus negócios”.– Presidente Dwight, em Connecticut Historical Collections.

No dia 17 de Maio de 1780, simplesmente na América do Norte por volta de dez da manhã à meia-noite, o Sol e a Lua desapareceram. Em alguns lugares foi impossível ler ao ar livre simples caracteres impressos. Isso não é fruto de um eclipse, isso porque o eclipse só é possível com a interposição da Lua entre o Sol e a Terra e nesse dia a posição da Lua era justamente a oposta do Sol, tornado-se absolutamente impossível um eclipse do Sol. Infelizmente a ciência é incapaz de explicar esse fenômeno. Em 2009 a marca automobilística Ford criou uma propaganda falando sobre isso, o personagem diz que “alguns acham que isso foi um conto, uma fabula. Outros acham que o sol merecia um descanso”. As pessoas que assistiram aquela propaganda, muitas delas deveriam achar aquilo um absurdo, como o Sol pode desaparecer? E encararam a propaganda com desinteresse. Mas foi verdade e talvez nunca se descubra como funcionou esse evento natural que acontece.

Embora a Lua fosse cheia na noite anterior, a escuridão foi tão intensa que uma folha de papel branco segurada a poucos centímetros dos olhos era tão invisível como o mais negro veludo. Apesar de o fenômeno começar por volta das dez horas à meia-noite, ela foi em duração e em intensidades diversa em vários lugares, e em especial na Nova Inglaterra. Em 1780 os Estados Unidos tinham pouco mais de quatro anos de independência e o Canadá nem se quer era independente. A Nova Inglaterra fica no nordeste da América do Norte e sempre foi palco de climas instáveis e surpreendentes. Especialmente no mês de Maio acontecem incêndios florestais espontâneos e existe 60% de chance de um céu limpo mudar repentinamente, podendo ocorrer desde neve até mesmo um tornado, embora a Nova Inglaterra não seja uma região típica de tornados. O que acontece é que na Nova Inglaterra houve um resultado de uma densa nuvem de fumaça de incêndios florestais a oeste da Nova Inglaterra, tornando o céu diurno opaco à luz do Sol.

Além disso, essa região abrange uma das maiores cidades do mundo como Nova Iorque, Boston, Filadélfia entre outros, É que em maio começam os primeiros dias quentes após o rigoroso inverno dessa região. O solo começa a aquecer rapidamente, bem mais depressa que as regiões costeiras, ainda sujeitas aos ventos gelados do norte, que acabam trazendo brisas frias para o continente. O choque térmico costuma provocar densas neblinas, ou coisa muito pior. Apenas em Maio aconteceram coisas estranhas nessa região como:

  • 1° de Maio de 1854 – 66 horas de chuva pesada, sem parar.
  • 26 de Maio de1967 – Ventos de até 145 km/h ao longo da costa, chuva pesada e neve.
  • 30 de Maio de 1987 – Onda de calor faz 40oC em 18 cidades.
  • 30 de Maio de 1991 – Tempestades produzem 140 mm de chuva em apenas 3 horas e provocam severas inundações.
  • 29 de Maio de 1995 – Um tornado de classe 3 (numa escala até 5) causa prejuízos de US$ 25 milhões numa extensão de 72 km.

Mesmo assim não explica o resto da história, já que aconteceu em larga extensão da América do Norte e não só na Nova Inglaterra. Pelo jeito não tem explicação. Esse fenômeno vai ser lido com extremo interesse por muitos, nesse fenômeno que a ciência tem certa deficiência em explicar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s