Algumas Curiosidades A

Por que a papoula abre de manhã e fecha à noite?

Esse comportamento é chamado nictinastia. Embora não seja universal, há muitas plantas além das papoulas que se comportam assim. A maioria delas estimula o fechamento esvaziando a água das células na base das pétalas, de modo que elas murchem e fechem. A explicação mais provável para esse comportamento é proteger o pólen. À noite, os insetos que polinizam a maior parte das plantas estão inativos, e fechar a flor mantém o pólen seco e protegido. Algumas flores polinizadas por mariposas ou morcegos fazem o oposto e abrem à noite.

Como sabemos que a velocidade da luz é a mesma para todo mundo?

Esta é a asserção por trás da teoria da relatividade especial – e não é óbvia. A velocidade de um trem pode ser de 200 km/h para um observador parado, mas de 400 km/h em relação a um trem vindo na direção oposta. A afirmação de Einstein de que a velocidade da luz é a mesma para todos, independente de como eles estejam se movimentando, foi confirmada por experimentos no CERN, em Genebra, Suíça.

Partículas subatômicas foram aceleradas a 99,975% da velocidade da luz, mas quando a velocidade da luz que emitiam foi medida, descobriu-se que era de 300.000 km/s – a mesma de quando as partículas estão paradas, como previu Einstein.

Os opostos realmente se atraem?

As pessoas tem a tendência de escolher parceiros que sejam parecidos consigo, em vez de opostos, quando se trata de três dos cinco traços de personalidade – condescendia, consciência e fraqueza. Estes dados são de uma pesquisa feita por Beatrice Rammstedt do Centro de Pesquisas Estatísticas e Metodologia em Mannhein, Alemanha, e por Jürgen Schupp do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica em Berlim. Eles descobriram que os outros dois principais traços (extroversão e estabilidade emocional) não tem efeito perceptível na escolha do parceiro. Mas o psicólogo Sanjay Srivastava, da Universidade de Oregon, em uma explicação diferente para essa observação: “Talvez quanto mais os casais fiquem juntos, mas eles se tornam parecidos”.

           

Fonte: BBC Knowledge Para Mentes Curiosas, número: 5, nov. 2009.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Algumas Curiosidades A

  1. Pingback: O que aconteceu em 2011? | A Phoenicopterus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s