Nintendo de Crochê

 Norte-americana faz sucesso ao recriar personagens de games usando lã

 De dia, Myndi Y. é contabilista. De noite, a garota é artesã. Desde criança gosta de produzir trabalhos manuais, principalmente com linhas e tecidos. Na juventude em Long Beach, Califórnia, já sabia usar máquinas de costura.

Mas ainda faltava alguma coisa: conhecer as técnicas de crochê para produzir bonecas. Há pouco mais de um ano, a norte-americana resolveu aprendê-las assistindo a vídeos no YouTube. “Aí poderia esculpir meus trabalhos, mas usando fios de lã em vez de argila”.

Hoje, aos 24 anos, a garota chama a atenção de vários sites e revista de games por um motivo óbvio. Suas inspirações são personagens de jogos da Big N. Principalmente, Mario e o Reino do Cogumelo. Não é à toa que o banheiro dela é decorado com cenários de Super Mario Bros. “Nintendo é o amor da minha vida! Mesmo jogos antigos de NES ocupam um lugar no meu coração. Eles me lembram de quando eu era criança”.

Um pouco maior que os 14,5 centímetros do Wii Remote, cada boneco do encanador leva de quatro a cinco horas para ficar pronto e é vendido pela Internet para todo o mundo. Os valores variam conforme as taxas de entrega do país do cliente, mas nos Estados Unidos um Mario crochetado custa menos de US$ 6.

Houver certa relutância da própria Myndi em comercializá-los. No começo, realmente não queria vender nenhum deles. Sentia quase como se estivesse dando meus filhos para estranhos. Mas recebi muitos pedidos e ficou mais fácil deixa-los ir”.

O preferido de Myndi é o Raccon Mario, de Super Mario Bros. 3. Na losta há outras criações, como um filhote de metroid, da franquia de mesmo nome e Octorok, da série Zelda.

Raccon Mario foi o mais trabalhoso

 

O valor, relativamente baixo para venda dos trabalhos, é apenas para arcar com as despesas com lã e mão-de-obra. ‘É apenas um hobby durante um momento de descanso”. Em contrapartida, a garota não aceita encomendas, pois não gosta de recriar o mesmo trabalho artesanal diversas vezes. “Além de uma ocupação, é uma terapia. Se está dando certo até agora é porque não há pressão de ninguém. É, para  mim, um ótimo passatempo. Senão, fica chato e deixa de ser divertido”. E também não aceita ajuda de outros artesãos para evitar que algo saia errado.

Foi assim que ela se encorajou a produzir itens diferentes, como um cachecol de Piranhas Plant. E, dessa forma, Myndi demonstra sua dedicação pela Big N.

 

“Sinto que meu amor pela Nintendo foi ficando maior conforme crescia. Agora sou capaz de apreciar cada trabalho, cada história, cada personagem de seus jogos. E eu realmente amo fazer os bonecos de crochê, adoro cuidar de cada detalhe, de cada uma das tantas partes diferentes de cada um”.

Mario Bee, mais um trabalho da norte-americana

 

Myndi Y. posta imagens de seus trabalhos no site da Flickr.

 

Fonte: Nintendo World, Número: 143.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s