Índice de Desenvolvimento Humano

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma lista que elege os melhores e os piores países do mundo, ele abrange os seguintes assuntos: expectativa de vida, nível de instrução e renda, para a ONU isso é suficiente para fazer uma lista que é usada como referência mundial. A atualização dessa lista esteve disponível no dia dois de novembro de 2011. O IDH desses dois últimos anos (2010 e 2011) me decepcionaram bastante, algumas anomalias podem ser encontradas facilmente, primeiro veja a lista dos países mais bem posicionados do IDH desse ano.

Posição

País IDH

1

Noruega 0.943

2

Austrália 0.929

3

Holanda 0.910

4

Estados Unidos 0.910

5

Nova Zelândia 0.908

6

Canadá 0.908

7

Irlanda 0.908

8

Liechtenstein 0.905

9

Alemanha 0.905

10

Suécia 0.904

11

Suíça 0.903

12

Japão 0.901

13

Hong Kong 0.898

14

Islândia 0.898

15

Coreia do Sul 0.897

Primeiro, os Estados Unidos, por favor ONU, colocar um país que é mais violento que o Brasil, na quarta colocação, na frente da Nova Zelândia e do Canadá, que tem uma qualidade de vida tão superior à qualidade de vida dos estadunidenses, isso está errado. Hong Kong na frente da Islândia e de outros países com qualidade de vida excelente como a Dinamarca (que se encontra na décima sexta posição) e a Finlândia (que está na vigésima segunda colocação!). Os Estados Unidos não mereciam, na minha opinião, nem estar entre os quinze primeiros países, e Hong Kong, bem, nada contra, mas pelo número de países com qualidade de vida superior a essa cidade chinesa, também não deveria estar entre os quinze primeiros.

Cuba, que nem se quer é um país democrático, está muito à frente do Brasil no IDH, eu gostaria de saber se alguém da ONU tivesse que escolher morar no Brasil ou em Cuba, qual dos dois países essa pessoa escolheria.

Foi por esse e outros vários motivos que o IDH caiu no meu conceito, antigamente ele era bem melhor. Mas mesmo assim eu espero por todos os anos para a atualização dessa lista, na esperança que ela possa ser um pouquinho mais justa.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Índice de Desenvolvimento Humano

    • Charles, como eu coloquei anteriormente, nada contra H. K., mas existem vários países na frente dessa cidade (ou país, eu nunca sei, rs) que deveriam estar em melhor posição que H. K., poxa vida colocar tal cidade na frente da Islândia?! Tudo bem que a Islândia não tá lá essas coisas, mas o grupo de homens que tem maior expectativa de vida do planeta é na Islândia (não, não é no Japão [HOMENS]). Será que só porque a Islândia sofria com problemas econômicos, a ONU colocou HK na frente?Bem… Deixa quieto. Mas mesmo assim eu entendo seu ponto de vista. Também gosto de HK.

      Abraços.

    • É verdade Ivo, é realmente estranho não só o caso da Albânia, mas o caso de vários países da Europa Oriental estarem na frente do Brasil, a Rússia tem uma política extremamente instável* e corrupta¹, uma expectativa de vida que não chega aos 70 anos¹, altíssimos índices de violência³ e mesmo assim está a frente do Brasil, não sei se a educação russa e se sua renda per capita é suficiente para por o maior país do mundo a frente do nosso. Isso para não citar a Ucrânia, Sérvia e outros que não estão lá essas coisas e que estão em posição melhor que a nossa.

      * Ver índice de estado falido.
      1 Ver índice de percepção de corrupção
      2 Dispoível no último lançamento do Índice de Desenvolvimento Humano
      3 Ver índice global de paz

      Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s