Outros Anos Novos

Algumas datas para um ano novo.

1º de janeiro, esse nós comemoramos. É o dia mundial da paz, a data foi instituída pelo Papa Paulo VI no ano de 1967. Nesse dia, os cristãos comemoram a chegada do ano novo.

A grande maioria, se não forem todos os ocidentais comemoram o ano de 2012, na europa, áfrica, partes da ásia, oceania, américas etc.

 23 de janeiro é um outro ano novo, só que para os chineses. É um calendário fundamentado nos movimentos da lua, na China, eles festejam a entrada do ano do dragão.

Os chineses só comemoram o seu ano novo no dia 23

 

17 de setembro é o ano novo para os judeus. Eles comemoram o Rosh Hashaná e a chegada de 5773, a contagem é feita a partir da criação do mundo, ou seja, enquanto para nós o ano é 2012, para eles é 5773!

Para os judeus, o ano novo começa em setembro, como muitos deles não acreditam em Jesus, a contagem do ano é feita a partir da criação do mundo e não em antes ou depois de Cristo

 

15 de novembro é a data celebrada no mundo islâmico, a data celebra o ano de 1434. Diferentemente dos judeus, os islâmicos contam o tempo a partir de Hégira, a fuga de Maomé para a cidade de Medina.

Dia 15 de novembro é dia de desejar feliz ano novo para os islâmicos

 

Viu só, não é só porque para nós o ano é 2012 é que todo mundo vai comemorar esse ano, para um judeu você deve desejar um feliz 5773 e para um islâmico um feliz 1434!

 

Texto originalmente publicado e adaptado de Almanaque Saraiva, dez 2011, pág. 55.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s