Algumas Curiosidades B 2012

Fiz uma seleção de lances bem interessantes.

Extreme Make-Up

A sul coreana Dal-mi Bae, 20 anos, passou dois anos se maquiando todo dia sem remover a maquiagem da véspera. Após insistência da mãe e de dermatologistas de um programa de televisão, retirou as centenas de camadas de produto da cara e descobriu, pela avaliação médica, que sua pele era, agora, como a de uma senhora de 40 anos.

A Maior Favela do Mundo

Seu nome é Kibera, ela fica em Nairobi, capital do Quênia, com cerca de 2,5 milhões de habitantes. Como em toda favela, as condições de saneamento básico, habitação e infraestrutura são extremamente precárias. Pela definição da Organização das Nações Unidas (ONU), favela é um conjunto de moradias em que se vive sem um ou mais dos seguintes itens: água potável, instalações sanitárias próprias, segurança e número suficiente de cômodos. A África é o continente com mais gente nessas condições: 61,7% dos habitantes. Em Serra Leoa, recordista mundial, 97% da população urbana vive em barracos. A Rocinha, maior favela do Brasil, é dez vezes menor do que Kibera, com cerca de 250 mil moradores.

Essa é a maior favela do mundo

A Obra de Arte Mais Valiosa Brasileira

É o Abaporu, pintado por Tarsila do Amaral em 1928. “Por toda a importância histórica, ele vale, pelo menos, R$ 30 milhões”, estima o galerista e especialista em obras modernistas Ricardo Camargo. A tela de 85 X 73 cm mostra uma pessoa com cabeça pequena e braços e pernas avantajados – referência ao trabalho braçal. Oferecido como presente de aniversário ao escritor Oswald de Andrade, marido de Tarsila à época, o quadro virou ícone do movimento modernista. A começar pelo nome, que significa algo como “homem que come gente” em tupi. O título remete ao conceito de antropofagia brasileira, a ideia, trabalhada pelos artistas da época, de se alimentar da cultura nacional e interpretar o país segundo seus valores. Ironicamente, o Abaporu está exposto fora do país, no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba), criado pelo colecionador argentino Eduardo Constatini.

Abaporu

A Empresa Mais Antiga Ainda em Atividade

É o hotel Nisiyama Onsen Keiunkan, um spa de águas termais em Hayakawa, Japão, fundado em 705. Ao longo de 13 séculos, o empreendimento já teve 52 proprietários. Além dos anos de tradição, os atrativos do hotel são as cerimônias de chá, as termas medicinais e os quartos em meio às montanhas. E esse tipo de negócio não é nada incomum na Terra do Sol Nascente: o segundo e terceiro lugares no ranking das mais antigas também são ocupados por hotéis nipônicos. Além disso, dentre as 11 empresas no mundo com mais de mil anos de operação, sete são japonesas, operando nos ramos de hotelaria, fabricação de sacos de papel, artigos religiosos e construção. No Brasil, a mais antiga é a Casa da Moeda que, em 1964, começou a cunhar moedas com ouro das minerações e até hoje fabrica dinheiro do país. Levando em conta apenas corporações privadas, porém, a campeã é a Ypióca, que, em sua quarta geração familiar, já produziu 165 anos de cachaça.

 

Esse além de ser o hotel mais antigo do mundo, também é a empresa mais antiga do mundo

Fonte: Mundo Estranho, edição 122, Março de 2012, adaptado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s